Campanha Onda Limpa

Pesquisa aponta interesse do público por educação socioambiental nas praias






Questionário alerta para o baixo nível de conhecimento dos freqüentadores das praias sobre o que é micro-lixo

Durante o verão de 2008/09 a ONG Ecosurfi através da campanha Onda Limpa aplicou uma pesquisa de opinião junto ao publico que freqüenta as praias da cidade de Itanhaém/SP, para identificar o nível da percepção ambiental dos moradores e visitantes, que buscam o litoral do município para passar a temporada de férias.

Cerca de 160 questionários foram oferecidos pelos monitores da entidade durante o mês de janeiro, perguntas que vão desde a importância do meio ambiente ao problema da falta de ações para conscientizar a população para um melhor uso da área costeira, foram submetidas às respostas dos entrevistados que estavam na areia das praias.

Cerca de 75% dos participantes eram visitantes e freqüentam a cidade sempre nos feriados e finais de semana, sendo o município de origem de 61,67% dos pesquisados a grande São Paulo.

Entre as perguntas aplicadas somente a que questionava os participantes a respeito do que eles achavam sobre a importância de preservar o meio ambiente foi unânime e recebeu 100% das respostas positivas.

O que chamou a atenção dos educadores foram às respostas múltiplas, quando a pergunta se referiu ao “por quê” de se preservar o meio ambiente, onde a questão, “preservar para uma melhor qualidade de vida”, ganhou 51,88% das respostas tendo a segunda opção, “preservar para as gerações futuras”, alcançando 45, 63% das respostas, o quê demonstra a elevação da consciência ambiental desse publico.

Quando o assunto foi sobre a campanha Onda Limpa, 91,88% dos entrevistados apontaram que acham muito importante as atividades desenvolvidas pelas ações que a ONG Ecosurfi realiza na temporada de verão, e a pergunta foi reforçada por 78,13% que demonstraram que ações de Educação Ambiental nas praias são um dos meios de buscar a conservação desse ecossistema.

Para o Educador Socioambiental e dirigente da Ecosurfi, Marcus Vinicius de Souza, a nossa pesquisa vem retratando um pouco da mentalidade do publico que visita as praias da nossa região. “Os resultados da pesquisa da forma que ele é aplicado lançam um alerta sobre a carência de informações das pessoas, e também nos ajuda para sabermos a melhor maneira de entender como pensa o publico, nos direcionando para um melhor planejamento na hora de realizarmos as nossas atividades socioeducativas”.

Quem quiser conhecer a pesquisa na integra acesse: Pesquisa Campanha Onda Limpa/Ecosurfi

==============================================
Campanha Onda Limpa da Ecosurfi é destaque no noticiário regional






No último final de semana (24 e 25) a campanha Onda Limpa realizada pela ONG Ecosurfi nas praias itanhaenses desde 2005, foi o destaque no noticiário da região, que enfocou as atividades desenvolvidas pela entidade durante este verão e que estão sensibilizando moradores e turistas sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros.

Entre as ações mostradas pela reportagem da TV Tribuna, emissora afiliada da Rede Globo na Baixada Santista, estavam o teatro de fantoche desenvolvido pelos monitores da organização, que tem como tema central transmitir informações de maneira lúdica sobre os problemas da poluição nas praias.

Sendo a atividade dessa edição da campanha Onda Limpa com o maior sucesso, o teatro vem recebendo dezenas de crianças aos finais de semana que se divertem com os personagens criados pela produção da campanha. Segundo a afirmação de Suzana Gomes integrante da Ecosurfi e idealizadora do roteiro do teatro. "Temos cada vez mais que reforçar junto às crianças boas práticas para cuidarmos do planeta". “A idéia de um teatro de fantoches funciona muito bem junto aos “pequenos”, pois de maneira lúdica conseguimos prender a atenção deles e passar brincando uma nova forma de olhar sobre a natureza para que elas possam perceber que também podem ajudar a conservar o meio ambiente”.

Para Suzana que tem um filho de cinco anos, as crianças são muito importantes na reeducação dos pais, uma vez que tudo que aprendem elas levam para casa. “Sempre que meu filho conhece alguma coisa nova ele chega em casa comentando, dessa forma eu aprendo muita coisa com ele, assim eu acredito que eles são potenciais agentes multiplicadores de bons conhecimentos”.

Confira a reportagem completa: Click Aqui - TV Tribuna


==============================================

Ecosurfi inicia mais um verão de campanha contra a poluição na Zona Costeira
Em mais um ano, Campanha Onda Limpa busca levar às pessoas informações sobre os problemas do lixo marinho







Durante os meses do verão, a população das cidades do litoral de São Paulo em média triplicam, aumentando proporcionalmente a produção de resíduos sólidos e de esgoto na região, afetando negativamente todo o ecossistema costeiro. É nesta época do ano que cada morador do litoral paulista deve intensificar o cuidado com o lugar onde mora e orientar os veranistas sobre o respeito não só com a casa dos outros, mas com a própria casa comum, a Mãe Terra.

Nesse final de semana (17 e 18) a Ecosurfi – Entidade Ecológica dos Surfistas fez o lançamento de mais uma edição da Campanha Onda Limpa, que desde 2005 sensibiliza moradores e turistas de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, para a importância de prevenir e enfrentar a problemática do lixo marinho.

Este ano a campanha conta com cerca de 12 estagiários, fruto do convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG), e alunos voluntários de universidades como a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de 04 monitores contratados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Itanhaém que atendem os visitantes em uma estrutura na Praia do Sonho.

Durante as 08 semanas de trabalho da Campanha, acontecerão exposições monitoradas, palestras, gincanas, teatro, à hora do conto, pesquisa junto ao publico na praia e workshops. Além destas atividades, a Campanha envolve também a tradicional distribuição de sacolinhas de tecido confeccionadas com fio de nylon de garrafas PET recicladas, orientação corpo a corpo com os veranistas e a instalação de coletores de detritos.

Desde 2005 a Campanha já atendeu milhares de pessoas, entre adultos e crianças. “No ano passado passaram quase cinco mil pessoas pela tenda na Praia do Sonho só nos primeiros quinze dias da campanha, em janeiro”, conta o diretor de Planejamento da Ecosurfi e um dos coordenadores do projeto, João Malavolta.

A importância da Campanha Onda Limpa está em intensificar o acesso à informação ambiental e, com isto, sensibilizar as pessoas, reduzir a quantidade de lixo no mar, contribuir para a qualidade da água e, ainda, estimular a consumo sustentável e a reutilização de materiais recicláveis.

Um dos maiores focos da Campanha é transmitir informações que sejam úteis para as pessoas pensarem criticamente o espaço que estão inseridas. Para o diretor de Educação Ambiental da Ecosurfi, André Barbosa, “muitas vezes os turistas se esquecem de que mora gente onde eles visitam e os moradores esquecem que precisam zelar pelo lugar em que vivem”.

A Campanha Onda Limpa funcionará na Praia do Sonho diariamente das 9h às 17h, até o dia 18 de fevereiro.

Este ano o apoio da campanha ficou por conta do Restaurante Tia Lena, SOS Contábil, Pizzaria Difiori, Litoral Sul Águas, Pousada Vesúvio, Casa da Panquecas, Casarão – Materiais para construção, Prefeitura Municipal de Itanhaém, Super Krepp, Restaurante Veraneio, Watanabe – Elétrica e Hidráulica, Restaurante e Pizzaria Calipso, Kroiks – Atacado e Varejo, O Boticário, Sorvetes Naldinhos, Projeto Rio Itanhaém Lixo Zero.

==============================================

Release 2008
Campanha Onda Limpa leva educação e sensibilização ambiental para as praias de Itanhaém



Com o slogan "Educação Ambiental é a Nossa Praia", a ONG Ecosurfi lançou no último sábado (12), a campanha Onda Limpa nas praias do município de Itanhaém no litoral sul do estado de São Paulo.

Tradicionalmente realizada desde o ano de 2005 no município durante os meses do verão, a campanha recebeu em seu primeiro final de semana a presença de mais de 300 visitantes, que passaram pelas tendas colocadas na areia da Praia do Sonho em busca de conhecimentos e praticas ambientalmente sustentáveis.


Devido ao grande fluxo de turistas que buscam descontração no litoral, o fornecimento de atividades de educação e sensibilização ambiental na praia é mais uma opção de lazer e entretenimento para o publico que se interessa pelo tema.

Através de uma estrutura de 120m² a campanha Onda Limpa é um espaço de interação e socialização de informações sobre meio ambiente, além de ser referência no combate à poluição das praias na Baixada Santista, uma vez que através de banners, faixas e o museu do lixo, servem de instrumentos para alertar a população sobre o problema que a poluição causa no ambiente marinho.

Com uma equipe formada por 08 monitores fornecidos pela parceria da ONG junto ao Governo Municipal de Itanhaém e 04 estagiários fruto do convênio da Ecosurfi com a PUC/Minas, a campanha oferece exposições monitoradas, oficinas de artesanato com material reutilizado e reciclável, além da disponibilização de sacolinhas retornáveis para o acondicionamento do lixo gerado pelos visitantes na praia.

Nesse ano a campanha Onda Limpa estará funcionado de terça a domingo das 09:00h às 17:00h na Praia do Sonho em Itanhaém. Maiores informações: 13 9751 0332 – 9116 3403 – 9718 1872.

Apoio: Governo Municipal de Itanhaém através das Secretárias de Habitação e Meio Ambiente, Secretaria de Turismo e Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo / SMA e CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e MEDI (Movimento Estudantil de Itanhaém).

Confira a Galeria de Fotos: http://picasaweb.google.com.br/joaomalavolta/EcosurfiCampanhaOndaLimpa2008